Formamos um espaço para você construir seu futuro
Matrículas de 2024 abertas!
“Somos uma organização não governamental sem fins lucrativos (OSCIP), composta por professores voluntários, unidos no objetivo de oferecer ensino de qualidade, a alunos de baixa renda, tendo por foco a oportunidade destes, ingressarem em uma graduação, gratuitamente através do ensino superior público e ou através do processo seletivo ofertado pelo ENEM”.
Nossa equipe de professores é formada por profissionais Liberais, Servidores públicos Municipais, Estaduais e Federais, Professores do ensino Particular apaixonados por dividir conhecimento. O grupo é formado por Bacharéis, Licenciados, Pós-Graduados, Mestres e Doutores, vinculados à organização de maneira voluntária, dedicando o seu tempo em prol do CONHECIMENTO.
Nós somos focados nos vestibulares da UEL (ensino público gratuito) e com excelência no ensino a nível nacional além das provas do ENEM, pois nosso alunos com dificuldades financeiras , através desta prova, pode conseguir bolsas gratuitas de 100 % em universidades particulares. Contamos com uma grade de aulas específicas que contemplam as principais questões dessas grandes provas e preparam nossos alunos para a aprovação.
Unidos a 21 anos para dividir conhecimento.
Quando me refiro ao Cursinho União, só consigo sentir uma harmonia de valores, que não se compra como, amor, carinho, amizadeade, doação e muita aprendizagem. O Cursinho União fez parte da minha vida antes mesmo que eu precisasse dele, tudo começou quando meus irmãos mais velhos, começaram a estudar no cursinho pré vestibular, eu era ainda muito nova estava no início do ensino médio, mas as vezes participava dos plantões, que eram realizados aos sábados, junto com eles, o cursinho era localizado no antigo buracão, mesmo sendo um lugar longe, o cursinho era lotado, todos os professores se dedicavam muito, para que as aulas fossem mais significativa possível, de diversas formas, com muito conteúdo, muitas piadas, gritos, risadas, desenhos estranhos, giz voadores, entre outros kkkkk e os alunos adoravam e aprendiam muito. Então, quando estava no último ano do ensino médio, comecei a estudar no cursinho e a fazer parte dessa grande família, fiz um ano de preparação e prestei vestibular para o curso de pedagogia na UEL e fui aprovada conseguindo assim, entrar na Universidade que tanto almejava, colhendo os frutos que foram adubados no cursinho. Hoje sou formada em Pedagogia, e fui aprovada em um concurso público da prefeitura de Cambé, atuando como professora do Ensino Fundamental. O cursinho união foi de extrema importância, para minha vida acadêmica e profissionais, sou muito grata a todos que fizeram parte dessa trajetória, não foi fácil, mas muito prazerosa.
Me chamo Bruno Moraes de Castro e venho compartilhar um pouco da minha história!
Fiz parte do cursinho União em 2009, posso dizer que sou uma das muitas pessoas que fazem parte da história desse cursinho pois com seus excelentes professores, me ajudaram na difícil missão de passar no vestibular. Foi um ano muito puxado, de muito estudo e trabalho, mas com a ajuda e o ensino de cada professor voluntário, essa missão se tornou bem mais fácil e possível de ser conquistada!!
Agradeço a cada professor e a atitude do “Guerreiro” que a anos atrás colocou em prática esse lindo projeto de ajudar pessoas a realizarem seus sonhos, obrigado a cada professor e aos colaboradores pelo empenho e dedicação.
Eu PASSEI no Vestibular da UEL de 2009 em Fisioterapia e hoje sou formado a exatos 7 anos, sou Fisioterapeuta e Pós graduado em Terapia Intensiva, trabalho atualmente em um Hospital na área de UTI e posso dizer que sou muito realizado e feliz com minha profissão!! Eu consegui completar minha missão do vestibular e da graduação e sou grato por fazer parte da família do Cursinho União!!
Meu nome é Neide e hoje sou Bacharel em Biblioteconomia e Documentação e pós-graduada em Docência no Ensino Superior. Não tive oportunidade de ir para a Universidade quando mais jovem (apesar de adorar estudar), de forma que aos 39 anos, com os filhos não dependendo tanto da minha presença constante resolvi que era chegado a hora de realizar este desejo. Em março de 2001 soube da existência do Cursinho União, do trabalho voluntário dos integrantes, destinado aqueles que não tinham condições de pagar pelas aulas de cursinho. As aulas já haviam começado (já havia passado o período de matrícula), mas resolvi arriscar e telefonei para o professor Guerreiro. Expliquei que soube naquele dia sobre o curso gratuito e do meu desejo em entrar numa universidade. Ele falou que já estava com o local (espaço) lotado, mas que sempre caberia mais um e que eu tinha que levar a sério. Estudei com determinação, procurando absorver todo o conhecimento que os professores transmitiam. Fizemos uma simulação no cursinho e me sai bem, sendo classificada em 5º lugar. Após 4 meses frequentando as aulas, prestei o último vestibular de inverno na UEL (julho de 2001), classifiquei em 6º lugar no curso de Biblioteconomia e Documentação. Mesmo já tendo passado no vestibular de julho continuei a frequentar a maioria das aulas com o intuito de aprender um pouco mais. Iniciei meu curso na UEL em 2002 e terminei em 2005. Foram 4 anos intensos que valeram todo esforço, cansaço (não era fácil trabalhar, cuidar da casa, filhos, marido e a noite estudar até 11 h da noite). Na colação de grau/formatura tive a grande alegria da presença da Beth e do Guerreiro com uma faixa enorme no Moringão. Posteriormente ingressei na pós-graduação. Nunca conseguirei agradecer o suficiente ao Guerreiro e demais professores. Eles oferecem uma oportunidade única para quem quer ingressar no mundo acadêmico. Minha trajetória de trabalho: Em 2006, dois meses após minha formatura passei num teste seletivo na UEL para trabalho temporário de 8 meses. Em janeiro de 2007 iniciei no Cesumar, trabalhando ali por 3 anos. Em 2009 fui classificada em concursos federais (UFPR, UTFPR e IFMS). Em janeiro de 2010 iniciei na Universidade Federal do Paraná (UFPR) onde permaneço até o momento exercendo o cargo de Bibliotecária Documentalista e Coordenadora da Biblioteca. Muito obrigada pela oportunidade, acolhimento e incentivo. Desejo que este projeto continue tendo êxito. Obrigada professor Guerreiro!
Vou começar pelas histórias...
Não me lembro exatamente do ano que iniciei o cursinho, mas fiquei sabendo através de uma amiga.
Me lembro de uma vez o Professor Guerreiro entrou na minha sala e perguntou se tinha alguém que não iria prestar vestibular da UEL, eu e mais umas duas pessoas erguemos a mão, e ganhamos uma bela lição rsrsrsrs. Ele nos perguntou se não achávamos os professores capacitados, o porquê estávamos ali, para quem o conhece sabe o quanto ele acredita no outro, mais que a gente mesmo. E graças a essa "bronca" eu tentei uma vez e na segunda eu passei na UEL.
Na época minha mãe tinha muito problemas de saúde e eu trabalhava, éramos só nós duas. Era muito difícil, as vezes eu faltava por causa dela e as vezes, por falta de grana mesmo. Um dia cheguei na aula e quando o Guerreiro me viu, me chamou e perguntou o que estava acontecendo, poque não entendia como ele sabia e sabe o nome de cada criatura que passa por ali rsrsrs e conseguia saber quem faltava também. Então eu disse a ele que não tinha o dinheiro do transporte, eu estava com muita vergonha, mas eu disse. Então, naquele dia, ele me ensinou mais uma lição, empatia, compaixão e a "corrente do bem". Me deu o dinheiro para eu não faltasse mais e me pediu pra devolver da seguinte forma: quando encontrar alguém que precisa, ajude, pois é desse modo que você vai me pagar, fazendo pelo outro. Reforço que essas são minhas palavras, mas era isso que ele quis me dizer.
Enfim, entrei na UEL, no curso de Serviço Social em 2006 aos 30 anos e concluí em 2009.
O Professor Guerreiro, sem dúvida nenhuma, é um dos responsáveis por essa mudança em minha vida. Fiz muitos concursos e em 2014, fui chamada para assumir um cargo de Assistente Social na Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de SP.
Hoje, relembrando essa fase, sou grata pelas broncas, pelas regras, pelo carinho e cuidado que o Professor sempre teve com cada um de nós.
Quanto a todos os professores, tenho eterno respeito e gratidão, pois eram todos voluntários e dedicados.
Meu nome é Maíra Vieira, tenho 26 anos. Sempre estudei em escola pública e em 2010 tive a oportunidade de estudar no cursinho União. Sem dúvida, foi de grande valia no meu processo educativo, me possibilitando ingressar na UEL. Cursei Ciências Sociais, fiz especialização em Ensino de Sociologia, e atualmente sou professora do Quadro Próprio do Magistério do Paraná. Tive excelentes professores com quem nutro amizade e respeito até hoje. Sou muito grata pela existência desse projeto. O Guerreiro, seu sonho e todos os colaboradores me ajudaram a conquistar os meus sonhos. Saudades do tempo do cursinho, dos meus colegas, dos professores, e dos nossos rolês pós aula.